sexta-feira, 29 de maio de 2015

Dicas na integrante do grupo para "Feira de Ciências"


  • Vulcão - utilizando papelão e fita adesiva;
  • Ovo - dentro da garrafa;
  • Água - transformação da água suja para a água limpa. 
"Inicialmente ocorre a pré-filtragem. A água flui por uma câmara dotada de pequenos orifícios — que impedem a passagem das partículas de maior diâmetro — e de um sistema destinado a retirar limo, lodo e demais impurezas. Em seguida, acontece a pré-purificação, feita por camadas de carvão ativado, que adsorvem cloro e outras substâncias orgânicas. Se achar conveniente, esse é um bom momento para recordar o significado de adsorção.

Na seqüência, a água é dirigida para um segundo compartimento, revestido de carvão ativado impregnado com prata — a fim de eliminar resíduos de cloro e de substâncias odoríferas — e outra camada de carvão extrafino que, além de remover o cloro, inibe a reprodução de microrganismos. Ainda nesse ponto do processo, a água atravessa um disco microtexturizado, que age como retentor de resíduos.

A desinfecção, isto é, a eliminação de microrganismos contaminadores é realizada num terceiro compartimento. Provoca-se o turbilhonamento da água em um tubo espiralado, submetendo-a depois à radiação UV, com temperatura entre 40 e 50 graus Celsius. Assinale que a radiação UV quebra as estruturas moleculares dos seres microscópicos, matando-os e retirando da água possíveis bactérias patogênicas. Depois disso, a água está pronta para o uso. Realce que é necessário realizar a retrolavagem do filtro a cada sete dias, a fim de limpar os componentes filtrantes."





FONTE

Dayana

Nenhum comentário:

Postar um comentário